PTJC - Acompanhamento e Realizações Gestão 2019/2021
Criada em 10/04/2019

O Programa Trabalho, Justiça e Cidadania é uma iniciativa de construção de cidadania da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), executado na 15ª. Região pela Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª. Região - AMATRA XV. Por meio do Programa, magistrados, membros do Ministério Público, advogados, professores de Direito e servidores do Judiciário semeiam noções básicas de direitos fundamentais, direito do trabalho, direito da criança e do adolescente, direito do consumidor, direito penal, ética e cidadania em escolas, especialmente as públicas, de diversos estados e municípios. Através de palestras, cursos, debates, distribuição de cartilhas e guias de assistência jurídica gratuita, o Programa tem permitido que os magistrados do trabalho se aproximem tanto das crianças e jovens estudantes como dos profissionais de educação, e se torna ainda mais abrangente com a visita dos alunos ao Poder Judiciário e a simulação de audiências e julgamento, instrumentos de integração positiva que têm trazido ótimos resultados.



Aqui você acompanha as principais ações do PTJC na gestão 2019/2021.



Data  Categoria  Andamento
09/12/2019



Divulgação

Culminância das atividades do TJC em Sorocaba

Na última quarta-feira, 4/12, aconteceu em Sorocaba/SP, o Encontro para Culminância do Programa “Trabalho, Justiça e Cidadania – TJC”.  Cerca de 200 pessoas, entre Magistrados, autoridades locais, Professores e Alunos participaram do evento.



A programação contou com a apresentação de trabalhos no Hall do Centro de Referência em Educação; exibição de vídeos com imagens das atividades realizadas nas escolas; entrega de Certificados, e, ainda sorteios de vale-livro. Ao final, foi servido um coffee para os presentes.



Para a representante da AMATRA XV, a Juíza Cecy Yara Tricca de Oliveira, Diretora Regional de Sorocaba, o projeto tem sido um marco para todos os envolvidos, direta e indiretamente. “É uma honra fazer parte da história dessas pessoas. O TJC veio para isso, fazer a diferença na vida da comunidade como um todo, das pessoas aqui presentes e de seus familiares”, ressaltou.



A Magistrada aproveitou que se tratava de uma atividade educacional e levou o filho, Lion, de 8 anos, para acompanhar de perto a programação. Além de ver a exposição, ele assistiu aos vídeos, ajudou no sorteio de brindes e, quando teve oportunidade, fez um breve comentário. “Gostei muito de cada apresentação que vocês fizeram e eu agradeço muito por vocês estarem aqui", disse o menino que foi muito aplaudido.



Para a Secretária de Assuntos Jurídicos de Sorocaba, Roberta Gislaine Guimarães, representante da Prefeitura, o projeto é muito importante para a sociedade, “porque o conhecimento, como dizia minha avó, ‘não pesa na bagagem’. Com ele, os alunos se tornam formadores de opinião para a comunidade que trabalham e moram e, como formadores de opinião, eles vão disseminando conhecimento e, isso é muito importante para a formação da cidadania”, disse.



O aluno Antônio Candido Pereira, de 51 anos, contou que nunca teve a oportunidade de estudar. “Esse ano, resolvi estudar e, quando já estava pensando em parar, meus filhos, o Juiz e as professoras me incentivaram muito. Durante a palestra, aprendi coisas que nem imaginava. Agora, no final do ano, eu posso dizer que sou um cara feliz. Não sabia nem escrever meu nome. Comecei a trabalhar cedo no nordeste, não tive a oportunidade de estudar”, contou.



No início de seu discurso, a Diretora de Área e representante da Secretaria de Educação de Sorocaba, Laurylane Batista, agradeceu a AMATRA XV pela parceria. “Nunca vi tanta disponibilidade e generosidade com o trabalho desenvolvido. Ela (AMATRA XV) é uma parceira que só agrega valores, principalmente, com o tema que é tão difícil e tão importante”. Ao se dirigir aos alunos, ela os parabenizou e disse: "Pra mim, vocês são vencedores. Vocês deixam suas casas e vão atrás de aprendizado. Sei que não tiveram oportunidade na época, por isso são merecedores do meu respeito. Obrigada pela luta”. Antes de encerrar, a Diretora pediu aplausos para a professora Tania Laino, que sempre coordenou as atividades do TJC e, que, em janeiro de 2.020 irá de aposentar. "Ela abraçou a EJA com uma dedicação incomum", finalizou.



Sobre as palestras realizadas nas escolas, a Professora Lilian Cristina Teles de Campos, da Escola Prof.ª Inês Rodrigues Cesarotti, teceu elogios ao Juiz que esteve com seus alunos. “Ele elucidou muitos questionamentos dos alunos, foi muito bom. Os alunos disseram que para eles, a atividade foi bem interessante, pois ele (Juiz) tirou bastante duvida e usou uma linguagem bem simples, de fácil compreensão”, contou.



Este ano, em Sorocaba, o projeto atendeu 13 escolas, 60 professores e 400 alunos da EJA.



TJC e a Ordem dos Advogados



No Encontro para Culminância do TJC em Sorocaba, também estiveram presentes os representantes da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, Subseções Sorocaba e Votorantim/SP.



O Presidente da OAB Subseção Sorocaba, Marcio Roberto Castilho Leme disse que era enorme a felicidade em poder participar do evento, que trata de questões tão importantes para a sociedade. “Uma das missões institucionais da OAB é levar a cidadania à população de um modo geral, por isso, somos parceiros da AMATRA XV nesse projeto de extrema relevância social. Vivemos tempos em que o que mais importa para nós é levar o conhecimento e, isso significa levar a cidadania”, falou.



O Presidente da OAB Subseção Votorantim, Ricardo Tadeu Strongoli, se colocou à disposição do Programa TJC. "Recebi o convite com muita alegria. A OAB de Votorantim está à disposição da AMATRA XV para o que for necessário. Em Votorantim, temos um projeto semelhante o ‘OAB vai à Escola’ que leva aos alunos, informações jurídicas de cidadania, porque entendemos que é muito importante para a sociedade ter essa aproximação entre o poder judiciário e a sociedade”, falou.



Também esteve presente, a advogada, Mônica Celina Paschoal, que ministrou palestra na Culminância em Indaiatuba.



TJC em Sorocaba



O Programa TJC foi implantado em Sorocaba/SP em 2.016, com a formação de professores.



Segundo a Professora Tania Laino, da Secretaria de Educação, o primeiro contato foi feito em 2.015, mas o Programa só foi, efetivamente, implantado no ano seguinte. "Na época, foi muito importante a chegada desse projeto. São 12 salas da EJA, de alfabetização, nosso publico é de terceira idade e adolescentes, são turmas diversificadas. Eles precisavam de algo a mais”, lembra.



De acordo com ela, quando a AMATRA XV apresentou a proposta, abrindo a oportunidade de conhecimento na área jurídica, explicando o Direito de maneira didática, “isso fez com quem o número de alunos aumentasse muito. O contato com os Juízes e Desembargadores foi o diferencial na vida deles”, afirmou. “O TJC veio para dar mais suporte para os alunos após serem alfabetizados”, completou a professora, que no próximo ano se aposenta, e deixa de coordenar a atividade na cidade.



Ano que vem, em Sorocaba, as atividades serão coordenadas pela professora Solange Oliveira Gagliotti Scripnic.



As atividades do TJC acontecem graças à parceria entre a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região - AMATRA XV, a Secretaria de Educação de Sorocaba, a Escola Judicial do TRT da 15ª Região – EJUD 15, o Ministério Público do Trabalho da 15ª Região, e com o patrocínio da Hyundai Motor Brasil.



25/11/2019



Divulgação

Encontros para a Culminância do Programa TJC

A culminância é a última etapa do Programa. Fecha um ciclo de atividades desenvolvidas no decorrer do ano. Nessa fase, os alunos sintetizam, mediante expressão artística e cultural, todo o desenvolvimento do Programa realizado nas etapas anteriores (1.ª fase, capacitação; 2.ª fase, desenvolvimento).



Em cada município participante do Programa, as escolas se reúnem e apresentam trabalhos artísticos, como teatro, música e pintura, reproduzindo os conteúdos oferecidos pelo TJC.



Indaiatuba



No último dia 21/11 ocorreu a culminância em Indaiatuba. Contou com cerca de 120 participantes, entre autoridades do Município, Professores e alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA e integrantes da comunidade jurídica local.



O evento foi realizado na Escola Ambiental Bosque do Saber.



Na solenidade, a Juíza Lady Ane de Paula Santos Della Rocca, Coordenadora Regional do TJC, agradeceu a forma como o Projeto foi acolhido na cidade e citou uma frase atribuída a um poeta português: “A morte do homem se inicia no instante em que ele desiste de aprender”.



Ainda, explicou que manteve contato com o TJC pela primeira vez por ocasião do seu ingresso na gestão atual da AMATRA XV, em abril deste ano. “Desde então me sinto muito envolvida e já considero o projeto como um ‘filho’. Para nós, Juízes, ouvir as experiências de vida dos alunos e suas dúvidas é um grande aprendizado”, pontuou.



A programação contou ainda com a leitura de redações e exibições de vídeos, que mostraram o empenho e os resultados obtidos pelos alunos que participaram do Programa.



Ao final, a Advogada Mônica Celina Paschoal ministrou uma palestra sobre “Erradicação do Trabalho Infantil”.



Agenda



O próximo Encontro acontecerá no dia 3/12, em Campinas. Haverá apresentação de alunos e grupos regionais. Participarão do evento professores e alunos da rede municipal, além de Magistrados e outras autoridades.



Ainda em Campinas, no período de 2 a 4/12, haverá exposição de fotografias e redações dos alunos da EJA.



A exposição, de formato itinerante, deve seguir a outros locais do município.



As atividades (culminância e início da exposição) acontecem no Salão Vermelho do Paço Municipal de Campinas.



Em Sorocaba, o Encontro acontecerá no dia 4/12 e contará com a apresentação de trabalhos no Hall do Centro de Referência em Educação. Ainda, com a exibição de vídeos que terão imagens das atividades realizadas nas escolas.



18/11/2019



Divulgação

Evento no Paço Municipal de Campinas

O Programa Trabalho, Justiça e Cidadania da AMATRA XV realiza evento no Salão Vermelho do Paço Municipal de Campinas, no dia 18 de novembro de 2019. A palestra sobre "A importância da Justiça do Trabalho e a efetivação dos direitos sociais" foi ministrada pelo Juiz do Trabalho do TRT da 15ª Região e Diretor de Comunicação Social e Informática, Doutor Maurício Bearzotti de Souza.



13/11/2019



Divulgação

Evento no Paço Municipal de Campinas

O Programa Trabalho, Justiça e Cidadania da AMATRA XV realiza evento no Salão Vermelho do Paço Municipal de Campinas, no dia 13 de novembro de 2019. A palestra sobre "A importância da Justiça do Trabalho e a efetivação dos direitos sociais" foi ministrada pela Juíza do Trabalho do TRT da 15ª Região e Diretora de Direitos Humanos e Cidadania da AMATRA XV, Doutora Lady Ane de Paula Santos Della Rocca.



12/11/2019



Divulgação

Evento no Paço Municipal de Campinas

O Programa Trabalho, Justiça e Cidadania da AMATRA XV realiza evento no Salão Vermelho do Paço Municipal de Campinas, no dia 12 de novembro de 2019. A palestra sobre "A importância da Justiça do Trabalho e a efetivação dos direitos sociais" foi ministrada pela Juíza do Trabalho do TRT da 15ª Região, Doutora Olga Regiane Pilegis.



11/11/2019



Divulgação

Evento no Paço Municipal de Campinas

O Programa Trabalho, Justiça e Cidadania da AMATRA XV realiza evento no Salão Vermelho do Paço Municipal de Campinas, no dia 11 de novembro de 2019. A palestra sobre "A importância da Justiça do Trabalho e a efetivação dos direitos sociais" foi ministrada pelo Juiz do Trabalho do TRT da 15ª Região e Presidente da AMATRA XV, Doutor César Reinaldo Offa Basile.



07/11/2019



Divulgação

Evento no Paço Municipal de Campinas

O Programa Trabalho, Justiça e Cidadania da AMATRA XV realiza evento no Salão Vermelho do Paço Municipal de Campinas, no dia 07 de novembro de 2019. A palestra sobre "A importância da Justiça do Trabalho e a efetivação dos direitos sociais" foi ministrada pela advogada, Doutora Ana Cristina Alves.



06/11/2019



Divulgação

Evento na EMEB Leonel José Vitorino Ribeiro

O Programa Trabalho, Justiça e Cidadania da AMATRA XV realiza evento na EMEB Leonel José Vitorino Ribeiro, em Indaiatuba, no dia 06 de novembro de 2019. A palestra sobre "Direitos trabalhistas" foi ministrada pela Juíza do Trabalho do TRT da 15ª Região, Doutora Paula Araújo Oliveira Levy.



29/10/2019



Divulgação

Evento no Paço Municipal de Campinas

O Programa Trabalho, Justiça e Cidadania da AMATRA XV realiza evento no Salão Vermelho do Paço Municipal de Campinas, no dia 29 de outubro de 2019. A palestra sobre "A importância da Justiça do Trabalho e a efetivação dos direitos sociais" foi ministrada pelo Juiz do Trabalho do TRT da 15ª Região e Diretor Cultural da AMATRA XV, Doutor Manoel Luiz Costa Penido.



29/10/2019



Divulgação

Evento na CEI 28 Rauldineia Esteves Machado

O Programa Trabalho, Justiça e Cidadania da AMATRA XV realiza evento na CEI 28 Rauldineia Esteves Machado, em Sorocaba, no dia 29 de outubro de 2019. A palestra sobre "Reforma trabalhista" foi ministrada pelo Servidor do TRT da 15ª Região, Senhor José Valentim Marques.



25/10/2019



Divulgação

Evento na EMEF Profª Maria Conceição Pires do Rio

O Programa Trabalho, Justiça e Cidadania da AMATRA XV realiza evento na EMEF Profª Maria Conceição Pires do Rio, em Aparecida, no dia 25 de outubro de 2019. A palestra sobre "Trabalho digno" foi ministrada pelo Juiz do Trabalho do TRT da 15ª Região e Diretor de Assuntos Legislativos da AMATRA XV, Doutor Bernardo Moré Frigeri.



24/10/2019



Divulgação

Evento no Paço Municipal de Campinas

O Programa Trabalho, Justiça e Cidadania da AMATRA XV realiza evento no Salão Vermelho do Paço Municipal de Campinas, no dia 24 de outubro de 2019. A palestra sobre "A importância da Justiça do Trabalho e a efetivação dos direitos sociais" foi ministrada pela Juíza do Trabalho do TRT da 15ª Região, Doutora Karine Vaz de Melo Mattos Abreu.



23/10/2019



Divulgação

Evento na EMEB Profª Áurea Moreira da Costa

O Programa Trabalho, Justiça e Cidadania da AMATRA XV realiza evento na EMEB Profª Áurea Moreira da Costa, em Indaiatuba, no dia 23 de outubro de 2019. A palestra sobre "Direitos trabalhistas" foi ministrada pela Juíza do Trabalho do TRT da 15ª Região, Doutora Paula Araújo Oliveira Levy.



23/10/2019



Divulgação

Evento na EM Irineu Leister

O Programa Trabalho, Justiça e Cidadania da AMATRA XV realiza evento na EM Irineu Leister, em Sorocaba, no dia 23 de outubro de 2019. A palestra sobre "Direitos e Deveres do Trabalhador / Reforma da Previdência" foi ministrada pelo Juiz do Trabalho do TRT da 15ª Região, Doutor Marcelo Bueno Pallone.



21/10/2019



Divulgação

EMEF Profª Virgulina Marcondes de Moura Fazzeri

O Programa Trabalho, Justiça e Cidadania da AMATRA XV realiza evento na EMEF Profª Virgulina Marcondes de Moura Fazzeri, em Aparecida, no dia 21 de outubro de 2019. A palestra sobre "Trabalho digno" foi ministrada pelo Juiz do Trabalho do TRT da 15ª Região e Diretor de Assuntos Legislativos da AMATRA XV, Doutor Bernardo Moré Frigeri .



21/10/2019



Divulgação

Evento na E. M. Milton Leite de Oliveira

O Programa Trabalho, Justiça e Cidadania da AMATRA XV realiza evento na E. M. Milton Leite de Oliveira, em Sorocaba, no dia 21 de outubro de 2019. A palestra sobre "Direitos e Deveres do Trabalhador / Reforma da Previdência" foi ministrada pelo Servidor do TRT da 15ª Região, Senhor José Valentim Marques.



17/10/2019



Divulgação

Evento no Paço Municipal de Campinas

10/10/2019



Divulgação

Evento na EM Inês Rodrigues Cesarotti

07/10/2019



Divulgação

Evento na E. M. Ary de Oliveira Seabra

O Programa Trabalho, Justiça e Cidadania da AMATRA XV realiza evento na E. M. Ary de Oliveira Seabra, em Sorocaba, no dia 07 de outubro de 2019. A palestra sobre "Reforma da Previdência" foi ministrada pelo Servidor do TRT da 15ª Região, Senhor José Valentim Marques.



04/06/2019



Divulgação

Capacitação do Programa TJC reúne 60 participantes

28/05/2019



Divulgação

Capacitação do TJC reúne 650 participantes

15/05/2019



Decisão

Despacho Presidente TRT-15

09/05/2019



Requerimento Administrativo

Requerimento apoio TRT-15 Capacitações PTJC

09/04/2019



Requerimento Administrativo

Requerimento apoio TRT-15 Capacitações PTJC



MAPA DO SITE

AMATRA XV Transparência Informações Serviços Publicações
• Sobre
Diretoria Atual
Comissões
   Extraestatutárias

Galeria de Presidentes
• Magistrados
Estatuto
ESMAT 15 –
   Escola Associativa

• TJC –Trabalho, Justiça
   e Cidadania
Radar da Cidadania

• Atas
    •
    •
    •
    •





Calendário Institucional

Eventos

Notícias
• Associados
    •
    •
    •
• Arquivos de Decisões
    •
    •

Links Jurídicos
• Listas de Discussões
    •
    •


Webmail
Artigos Científicos
Jornal

Obras de Associados
Revista
TV AMATRA XV


Copyright © 1998~2020 • AMATRA 15 - Todos os direitos reservados
Rua Riachuelo, 473 conjs. 21 e 22 (Bosque) - CEP: 13015-320 - Campinas (SP) - Brasil
Fone: (19) 3251-9036 - E-mail: falecom@amatra15.org.br

Desenvolvido por