Culminância do Programa TJC em Campinas reúne mais de Mil Participantes

Alunos foram premiados com smartphones em Concursos de Fotografia e Redação, em evento que ocorreu no dia 29 de outubro no Sesc Campinas

Mais de mil pessoas, entre alunos, professores e magistrados, prestigiaram a Culminância do Programa “Trabalho, Justiça e Cidadania”, realizada no dia 29 de outubro no Sesc Campinas. Este ano participaram do programa em Campinas 27 escolas de EJA/FUMEC (Educação de Jovens e Adultos) e 2 escolas estaduais.

O evento teve início com o acolhimento dos convidados, onde foram expostos os trabalhos artísticos realizados pelos próprios alunos. Em seguida foi composta a mesa de honra para a solenidade de abertura, formada pelas autoridades: Desembargador Henrique Damiano, Vice-Presidente Administrativo do TRT-15, representando o Presidente do TRT-15, Desembargador Lorival Ferreira dos Santos, Desembargador Francisco Alberto da Motta Peixoto Giordani, Diretor da EJUD-15, Doutor Everson Carlos Rossi, Procurador do Ministério Público do Trabalho em Campinas, Doutor Odair Cremasco, Gerente Executivo do INSS Campinas, Doutora Sanae Murayama Saito, Presidente do Sindivarejista, Senhor Hideki Milton Yoshimoto, Gerente do Sesc Campinas, Senhora Solange Villon Kohn Pelicer, Secretária de Educação do Município de Campinas, Doutora Cristiane Montenegro Rondelli, Juíza Titular da 2ª Vara do Trabalho de Americana, Diretora de Direitos Humanos e Cidadania da AMATRA XV e Coordenadora do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania na 15ª região.

Após a execução do Hino Nacional Brasileiro, cantado em uníssono pelos mais de mil participantes em uma demonstração emocionante de patriotismo, houve os pronunciamentos do Desembargador Henrique Damiano, do Desembargador Francisco Alberto da Motta Peixoto Giordani, da Senhora Solange Villon Kohn Pelicer e da Doutora Cristiane Montenegro Rondelli.

Além da exposição dos trabalhos dos alunos no espaço do evento, a programação contou também com uma leitura dramática feita pela atriz Erika Cunha, que interpretou trechos das redações vencedoras do Concurso de Redações, com o tema: “Retratos da Vida: O trabalho justo e cidadão”. 

Na sequência foram anunciados os vencedores do Concurso de Redação e do Concurso de Fotografias, os alunos vencedores subiram ao palco para receber os smartphones, entregues pelos magistrados e autoridades presentes no evento, no total foram 20 alunos contemplados com o prêmio.

Em seguida houve o sorteio de 6 tablets para os professores e escolas que participaram do Programa TJC.

Confira as fotos da galeria ao lado

Ao final do evento, uma grande surpresa foi preparada. Ao som da música “Trabalhador” do cantor Seu Jorge, os alunos iniciaram um flash mob, modalidade de apresentação de dança inesperada e ensaiada que surpreende o restante do público. Pouco a pouco, todos os alunos e professores começaram a dançar em sincronia em meio à plateia, que entusiasmada também se arriscou a acompanhar os passos de dança, culminando em uma apresentação extraordinária.

O Programa TJC é uma iniciativa da ANAMATRA, desenvolvido na 15ª Região pela AMATRA XV em parceria com o SindiVarejista, Sesc Campinas, Unisal, INSS, SEBRAE e Prefeituras das cidades participantes, com apoio do TRT-15, Escola Judicial da 15ª Região e patrocínio da Hyundai. O TJC leva aos alunos da rede pública noções básicas de Direito do Trabalho, Direitos Humanos, Direitos da Criança e do Adolescente, Ética, Cidadania, Empreendedorismo por meio do SEBRAE e Direito Previdenciário por meio do INSS.

Acompanhe o Programa TJC pelo Facebook, clique aqui para curtir



Resumo do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania em Campinas

Em abril foi realizada a Capacitação dos Professores, contando com a participação de 700 pessoas, dentre elas professores das escolas públicas, universitários e magistrados. O evento tem como objetivo formar agentes multiplicadores, a fim de poderem trabalhar com os alunos dentro da própria sala de aula. Foram também disponibilizadas aos alunos e professores as cartilhas: “Trabalhador em Quadrinhos”, “Trabalho Seguro e Saudável”, “Direito Internacional em Português”, "O que você tem a ver com a corrupção?" e "Trabalho infantil - 50 perguntas e respostas", a fim de complementar o aprendizado.

No decorrer do ano aconteceram as visitas dos magistrados e de representantes do SEBRAE e INSS, nas 27 escolas públicas de EJA/FUMEC (Educação de Jovens e Adultos) e nas 2 escolas estaduais, para que através de palestras, pudessem sanar as dúvidas dos alunos.

No mês de setembro, em uma atividade complementar em parceria com o SindiVarejista, foi desenvolvido na escola EMEF Pierre Bonhomme uma oficina de grafite, sob o comando do artista plástico Gustavo Nénão, responsável por ensinar as técnicas de grafite aos alunos. 

Clique para ver o vídeo da Oficina de Grafite

Na atividade cada aluno produziu seu próprio grafite em uma tela, que foram expostas no evento de Culminância, junto com os demais trabalhos artísticos feitos pelos alunos.




Publicado: 05/11/2015




MAPA DO SITE

AMATRA XV Transparência Informações Serviços Publicações
• Sobre
Diretoria Atual
Comissões
   Extraestatutárias

Galeria de Presidentes
• Magistrados
Estatuto
ESMAT 15 –
   Escola Associativa

• TJC –Trabalho, Justiça
   e Cidadania
Radar da Cidadania

• Atas
    •
    •
    •
    •





Calendário Institucional

Eventos

Notícias
• Associados
    •
    •
    •
• Arquivos de Decisões
    •
    •

Links Jurídicos
• Listas de Discussões
    •
    •


Webmail
Artigos Científicos
Jornal

Obras de Associados
Revista
TV AMATRA XV


Copyright © 1998~2018 • AMATRA 15 - Todos os direitos reservados
Rua Riachuelo, 473 conjs. 21 e 22 (Bosque) - CEP: 13015-320 - Campinas (SP) - Brasil
Fone: (19) 3251-9036 - E-mail: falecom@amatra15.org.br

Desenvolvido por