AMATRA XV participa de homenagem ao Juiz Saint-Clair Lima e Silva

Vara do Trabalho de Campo Limpo Paulista recebe o nome do magistrado, falecido em 2015

Campo Limpo Paulista, Avenida Adherbal da Costa Moreira, nº 1.055. O prédio que abriga a Justiça do Trabalho do município recebeu na última sexta-feira, dia 02 de setembro, a atribuição do nome do Juiz Saint-Clair Lima e Silva, em cerimônia conduzida pelo Presidente do TRT e do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho - COLEPRECOR, Desembargador Lorival Ferreira dos Santos, acompanhado pela Juíza titular da Vara do Trabalho, Doutora Larissa Carotta Martins da Silva Scarabelim, com participação da mãe do magistrado, Senhora Terezinha Conceição de Lima e Silva, de sua esposa Mariane Massaroto, de seus irmãos Luciano, Juliano, Maria Fernanda e demais familiares, que protagonizaram o descerramento da placa alusiva.

Considerado uma das grandes promessas do Tribunal, Saint-Clair faleceu prematuramente, no último dia 9 de abril, vítima de câncer. Foram 20 anos dedicados à causa trabalhista, sendo cinco como servidor público, quatro anos como magistrado do TRT da 2ª Região e nove no TRT da 15ª Região. Tomou posse em 12 de janeiro de 2007 como Juiz Substituto na 6ª Vara do Trabalho de Campinas. Atuou posteriormente em diversas unidades do TRT-15, em especial, no Fórum Trabalhista de Jundiaí, e também no Grupo de Apoio à Execução - GAEX nos Fóruns Trabalhistas de Marília, Atibaia e Sorocaba, entre outros. Paulistano, adotou Jundiaí como sua cidade. Formado pela Faculdade de Direito Padre Anchieta, foi professor, grande apreciador do Direto Social e tinha a aviação como uma de suas paixões. Completaria 44 anos no dia 3 de outubro.

A proposta de homenagear o magistrado partiu do Presidente do TRT-15, sendo aprovada por unanimidade pelos demais colegas em sessão administrativa do Tribunal Pleno. Os Desembargadores Gerson Lacerda Pistori, Flávio Alegretti de Campos Cooper, José Pitas, Fernando da Silva Borges, Samuel Hugo Lima, Telma Helena Monteiro de Toledo Vieira, Helcio Dantas Lobo Junior, Rosimeire Uehara Tanaka, Antonio Miguel Pereira e os Juízes Andrea Guelfi Cunha e Luís Rodrigo Fernandes, entre outros magistrados, prestigiaram a solenidade.

Do TRT-15 também estavam os Servidores Evandro Luiz Michelon, Adriana Martorano Amaral Corchetti  e Carlos de Carvalho Júnior. O evento contou ainda com a presença do presidente da Subseção de Jundiaí da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB, Doutor Airton Sebastião Bressan, de representantes do poder público municipal de Campo Limpo Paulista e Jundiaí, respectivamente, José Adriano de Souza Cardoso Filho e Adilson Messias, e do gerente da Caixa Econômica Federal Paulo Oda Moretti.

A Juíza Larissa Scarabelim abriu a série de discursos agradecendo a presença de todos e tecendo elogios à iniciativa do TRT de prestar esta "merecida homenagem" a Saint-Clair, a quem considerava "uma unanimidade", uma pessoa vocacionada e admirada pela família, pelos colegas de trabalho e alunos. "Foi um grande ser humano. Dele só vi delicadeza, sensibilidade, educação e vocação". Larissa mencionou também o importante trabalho desenvolvido por Saint-Clair no Grupo de Apoio à Execução, que viaja por diversas unidades judiciárias da 15ª a fim de dar mais efetividade a essa fase, considerada a mais difícil de um processo trabalhista.

O Presidente da OAB local, Doutor Airton Bressan, lembrou das iniciativas de Saint-Clair especialmente nesta área da execução, para não deixar que o Paulista Futebol Clube, time tradicional de Jundiaí, sucumbisse diante das dívidas trabalhistas. "Ele deixou um legado grande e uma família linda. Convivi com ele desde o início, quando começou a galgar os degraus no Judiciário Trabalhista. Era uma pessoa amiga da advocacia, nunca dizia não e estava sendo disposto a ajudar", ressaltou.

Bastante emocionado, o Juiz Luís Rodrigo Braga, Presidente da AMATRA XV, teceu elogios ao colega. "Saint-Clair buscava sempre o entendimento. Todos o adoravam. Foi levado de nós precocemente, mas acho que o Criador tinha outra missão para ele. Me sinto honrado de estar aqui hoje fazendo parte desta homenagem".

Representando a família, o irmão do magistrado, Luciano, mencionou o momento delicado enfrentado pelos mais próximos e o quão é difícil lidar com a ausência, mas que o nome de Saint-Clair jamais será esquecido. "Essa honraria fará perpetuar o nome dele no mundo jurídico. Todos que entrarem nessa casa saberão quem foi ‘Juninho' e sentirão, aqui, a presença dele".

Encerrando a cerimônia, o Presidente do TRT-15, Lorival ressaltou as qualidades do homenageado que primava pela simpatia, dinamismo, sabedoria e, sobretudo, pela simplicidade, tratando a todos de forma igualitária e com muito respeito. Para exaltar estas características, Lorival contou duas passagens em que recorreu ao juiz Saint-Clair. Uma delas, um convite para ministrar uma palestra sobre conciliação para empresários da região de Sertãozinho, na qual aceitou prontamente e arrancou aplausos efusivos de uma plateia geralmente avessa ao tema. A outra, um esforço concentrado de conciliação no Posto Avançado de Morro Agudo para finalizar mais de 280 processos. "Estava exercendo a Vice-Presidência Judicial do TRT na época e Saint-Clair foi um dos indicados a auxiliar. Ele conquistou a todos naquela região. Era uma pessoa preparadíssima, uma das expressões raríssimas e exemplo pedagógico para nós e para o filho. Exerceu o bom combate", finalizou.

A mãe e a esposa do magistrado também foram homenageadas com a entrega de flores pelo Desembargador Lorival e pela OAB.

*Notícia originalmente publicada no site do TRT-15, por Ana Claudia de Siqueira




Publicado: 06/09/2016




MAPA DO SITE

AMATRA XV Transparência Informações Serviços Publicações
• Sobre
Diretoria Atual
Comissões
   Extraestatutárias

Galeria de Presidentes
• Magistrados
Estatuto
ESMAT 15 –
   Escola Associativa

• TJC –Trabalho, Justiça
   e Cidadania
Radar da Cidadania

• Atas
    •
    •
    •
    •





Calendário Institucional

Eventos

Notícias
• Associados
    •
    •
    •
• Arquivos de Decisões
    •
    •

Links Jurídicos
• Listas de Discussões
    •
    •


Webmail
Artigos Científicos
Jornal

Obras de Associados
Revista
TV AMATRA XV


Copyright © 1998~2018 • AMATRA 15 - Todos os direitos reservados
Rua Riachuelo, 473 conjs. 21 e 22 (Bosque) - CEP: 13015-320 - Campinas (SP) - Brasil
Fone: (19) 3251-9036 - E-mail: falecom@amatra15.org.br

Desenvolvido por