Encontro de Culminância do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania reúne cerca de 1.000 participantes em Campinas/SP

Evento foi realizado no dia 30 de novembro, no SESC Campinas

Cerca de 1.000 participantes, entre magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região, professores e alunos das escolas públicas municipais de Campinas, prestigiaram o Encontro para Culminância do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania, realizado no dia 30 de novembro, no SESC Campinas.

Antes da abertura oficial do evento, o público pôde apreciar as fotos produzidas pelos alunos participantes do Concurso de Fotografias do Programa TJC, expostas no rol de entrada do local da Culminância e também projetadas no palco.

Na abertura do evento, foram anunciadas as seguintes autoridades e parceiros do Programa TJC: a Juíza Eliane de Carvalho Costa Ribeiro e a Juíza Rita de Cássia Scagliusi do Carmo, representando a Comissão do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania – TJC da AMATRA XV; o Gerente do Serviço Social do Comércio - SESC Campinas, Senhor Hideki Milton Yoshimoto; a Secretária de Educação do Município de Campinas, Senhora Solange Villon Kohn Pelicer; o Gerente do Sebrae Campinas, Senhor Fabio Ravazi Gerlach; a Coordenadora do Programa de Educação Previdenciária na Gerência Executiva do INSS Campinas, Senhora Edileine Araújo; a Presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Campinas e Região – SindiVarejista, Doutora Sanae Murayama Saito; e a Coordenadora Docente do SENAC Campinas, Senhora Heloísa Rios.

Após a breve abertura, a Juíza Rita de Cássia Scagliusi do Carmo manifestou a alegria e emoção de observar a participação no projeto e a presença de centenas de alunos, os protagonistas do evento, e seus valorosos professores, que lotavam o espaço, para apresentar os trabalhos elaborados e prestigiar os das demais escolas. Reforçou a importância que o projeto tem para os juízes do trabalho, como forma de se relacionar com esse segmento de destaque no cenário nacional atual, formado pelos atores que integram a rede pública de educação. Reafirmou o compromisso assumido pela magistratura do trabalho da 15ª Região com o Programa TJC, com o firme propósito de que a transmissão de conhecimento aos alunos sobre seus direitos e obrigações venha a propiciar a formação de cidadãos participativos e conscientes. Agradeceu a atuação dos parceiros, que têm permitido que o projeto não apenas se mantenha, mas ainda cresça. A Secretária de Educação de Campinas, Solange Villon Kohn Pelicer, parabenizou os professores e os alunos pela adesão ao Programa e pelo comparecimento em grande número ao evento; também, destacou a consolidação do Programa TJC no município e a relevância da premiação do Projeto Graffiti na Escola no Prêmio ANAMATRA de Direitos Humanos.

Em seguida, as magistradas e os parceiros do Programa TJC foram convidados para a entrega das medalhas e dos troféus e iniciou-se a premiação dos alunos e das escolas participantes do Concurso de Fotografias e do Concurso de Redações. As Juízas Eliane de Carvalho Costa Ribeiro e Rita de Cássia Scagliusi do Carmo, o Senhor Hideki Milton Yoshimoto, o Senhor Fabio Ravazi Gerlach, a Senhora Edileine Araújo, a Doutora Sanae Murayama Saito e a Senhora Heloísa Rios entregaram as medalhas aos alunos e os troféus aos diretores das escolas no palco.

Os vencedores do Concurso de Fotografias foram:

Antônio Clemente - EMEF/EJA Domingos Zatti; Devanir Simião - EMEF/EJA; Francisco Ponzio Sobrinho; Izabel Vedovatto - EMEF/EJA Mª Pavanatti Fávaro - Projeto Viracopos; Marcos Borges Santos - EEI/EJA Dr. João Alves dos Santos; Maria de Fátima Souza - EMEJA Nísia Floresta – Regional FUMEC Sudoeste; Maria Eufrasina da Silva - EMEJA Nísia Floresta – Regional FUMEC Sudoeste; Maria Rivani Monteiro - EMEJA Nísia Floresta Brasileira Augusta; Wilma Lima da Silva - EMEJA Nísia Floresta – Regional FUMEC Sudoeste e Wilson Nestor de Alencar - EMEJA Nísia Floresta – Regional FUMEC Sudoeste.

Os vencedores do Concurso de Redações foram:

Adriana de Jesus Motta - EEI/EJA Zeferino Vaz; Amaro Amarino da Rocha Santos - EMEJA Nísia Floresta – Regional FUMEC Sudoeste; Felipe Freitas dos Reis - CEMEFEJA Paulo Freire; Georiana de Jesus da Silva - CASI – Campo Belo – Regional FUMEC Sul; Gislaine Pereira Júnior da Silva - EEI/EJA Dr João Alves dos Santos; Graziela Aparecida Ribeiro - EMEF/EJA Sylvia Simões Magro; José Vicente Pereira Neto - EMEJA Nísia Floresta – Regional FUMEC Sudoeste; Lenira Andrade Gomes - EJA Cambará; Luana dos Santos Pinhata  - CEMEFEJA Pierre Bonhome e Valéria Araujo Lopes Trovo - EJA Cambará.

Na sequência, o Sarau Prisma deu início às apresentações no palco do SESC Campinas, com o recital de trechos das redações vencedoras do Concurso, as apresentações musicais e os recitais de poesias produzidos e interpretados pelos próprios alunos.

Para a representante da Comissão do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania – TJC da AMATRA XV, Juíza Rita de Cássia Scagliusi do Carmo, “o evento superou as expectativas, pois os estudantes e professores compareceram em massa e tanto o Município, pela Secretária de Educação e diversos servidores, quanto as entidades parceiras ali representadas mostraram o prestígio e o envolvimento com que o Projeto TJC tem sido tratado em Campinas. Além disso, as redações e músicas produzidas, assim como as fotografias, demonstraram o censo crítico de alunos que realmente aproveitaram da experiência propiciada pelo TJC. Foi muito lindo observar que o conteúdo que quisemos transmitir foi apreendido e transformado em arte pelos estudantes.” 




Publicado: 16/12/2016




MAPA DO SITE

AMATRA XV Transparência Informações Serviços Publicações
• Sobre
Diretoria Atual
Comissões
   Extraestatutárias

Galeria de Presidentes
• Magistrados
Estatuto
ESMAT 15 –
   Escola Associativa

• TJC –Trabalho, Justiça
   e Cidadania
Radar da Cidadania

• Atas
    •
    •
    •
    •





Calendário Institucional

Eventos

Notícias
• Associados
    •
    •
    •
• Arquivos de Decisões
    •
    •

Links Jurídicos
• Listas de Discussões
    •
    •


Webmail
Artigos Científicos
Jornal

Obras de Associados
Revista
TV AMATRA XV


Copyright © 1998~2018 • AMATRA 15 - Todos os direitos reservados
Rua Riachuelo, 473 conjs. 21 e 22 (Bosque) - CEP: 13015-320 - Campinas (SP) - Brasil
Fone: (19) 3251-9036 - E-mail: falecom@amatra15.org.br

Desenvolvido por