Membros da Administração Anterior são Homenageados em Cerimônia na Sede do TRT-15

O presidente do Regional, desembargador Fernando da Silva Borges, descerra a foto dos seis desembargadores



Muita alegria e lembranças marcaram a cerimônia em homenagem aos desembargadores integrantes da Administração no biênio 2014-2016 do TRT-15, realizada no espaço cultural do edifício-sede da Corte, que reuniu na manhã desta terça-feira, 5/9, vários desembargadores, juízes e servidores. O presidente do Regional, desembargador Fernando da Silva Borges, promoveu o descerramento das fotos dos seis desembargadores membros da última Administração, respectivamente, os desembargadores Lorival Ferreira dos Santos (Presidência), Gisela Rodrigues Magalhães de Araujo e Moraes (Vice-Presidência Judicial), Henrique Damiano (Vice-Presidência Administrativa), Gerson Lacerda Pistori (Corregedoria Regional), Manuel Soares Ferreira Carradita (Vice-Corregedoria), e Francisco Alberto da Motta Peixoto Giordani (Escola Judicial).





O primeiro homenageado, o desembargador Francisco Alberto da Motta Peixoto Giordani, que ocupou o cargo de diretor da Escola Judicial da 15ª, ressaltou a grande responsabilidade que foi assumir a escola após a gestão do colega, desembargador Samuel Hugo Lima. Segundo o magistrado afirmou, graças ao apoio do ex-presidente, desembargador Lorival Ferreira dos Santos, bem como o dos colegas magistrados e dos servidores da escola, o ex-diretor só teve "ventos favoráveis" em sua gestão. Francisco Giordani descerrou sua foto acompanhado do presidente Fernando Borges e da atual vice-diretora da Ejud, desembargadora Ana Paula Pellegrina Lockmann.





O segundo e o terceiro homenageados, os desembargadores Gerson Lacerda Pistori e Manuel Soares Ferreira, ocupantes da Corregedoria e da Vice-Corregedoria Regional, descerraram juntos suas respectivas fotos, acompanhados do presidente Fernando Borges e também dos desembargadores Samuel Hugo Lima e Susana Graciela Santiso, atuais corregedor e vice-corregedora do tribunal. O desembargador Carradita destacou, em sua fala, sua grande satisfação ao desempenhar o "árduo trabalho", porém produtivo, no qual teve a oportunidade de conhecer melhor a realidade da 15ª Região. Carradita também agradeceu a "honrosa" homenagem de integrar a recente galeria de fotos dos vice-corregedores, criada em novembro de 2016.

O desembargador Gerson Pistori abriu seu discurso com os últimos versos do poema "Confidência do Itabirano" de Carlos Drummond de Andrade: "Tive ouro, tive gado, tive fazendas./Hoje sou funcionário público./Itabira é apenas uma fotografia na parede./Mas como dói!"

Num paralelo livre feito pelo desembargador com relação à sua vida dedicada à Justiça do Trabalho, a homenagem num quadro na parede e o poema de Drummond, a única ressalva é quanto à dor. Para o magistrado, a fotografia não dói, porque "é um sinal reflexo de trabalho nesta instituição", cuja experiência deixa em cada um de nós que participou desse trabalho a certeza de um "caminho trilhado na busca da Justiça".





Os próximos homenageados foram a desembargadora Gisela Rodrigues Magalhães de Araujo e Moraes e o desembargador Henrique Damiano, respectivamente a vice-presidente judicial e o vice-presidente administrativo no biênio 2014-2016. Ambos descerraram a foto, acompanhados pelo presidente Fernando Borges e pelos atuais vice-presidentes judicial e administrativo, os desembargadores Edmundo Fraga Lopes e Helena Rosa Mônaco da Silva Lins Coelho. A desembargadora Gisela destacou a experiência "inigualável" nos dois anos em que esteve à frente da VPJ da 15ª Região. A magistrada não pôde deixar de elogiar a brilhante atuação do desembargador Lorival Ferreira dos Santos, então presidente, e que soube capitanear os trabalhos num período em que o tribunal atravessou por momento difícil de cortes de verbas. Segundo a desembargadora, toda essa dificuldade só fortaleceu a instituição.

Já para o desembargador Damiano, o passado não trouxe "só catástrofes, mas flores". Dentre os avanços, o magistrado registrou a implantação do Processo Judicial Eletrônico (Pje) e, em sua gestão como vice-presidente administrativo, do Processo Administrativo Eletrônico (Proad). Segundo Damiano, a implantação dessas ferramentas alçou o nosso tribunal a uma posição dentre os "melhores do país, em termos tecnológicos".





A homenagem ao presidente do TRT no biênio 2014-2016, desembargador Lorival Ferreira dos Santos, marcou o encerramento da cerimônia. O presidente Fernando Borges e o homenageado promoveram o descerramento da foto. O desembargador Lorival usou a tribuna para dizer de sua grande felicidade por estar diante de amigos, segundo ele, necessários tanto quanto a família para qualquer pessoa. Lorival lembrou, de início, a fugacidade da vida e marcou sua fala repetindo um excerto de um texto de Charles Chaplin, segundo o qual "a vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos".

O desembargador Lorival agradeceu a todos os colegas magistrados e servidores, especialmente aos integrantes do quadro da Administração no biênio 2014-2016, com destaque para os principais feitos de cada um. O magistrado afirmou com humildade que não pôde realizar tudo o que queria, mas garantiu que fez tudo o que foi possível.





O presidente Fernando Borges, encerrando a cerimônia, lembrou que a singela homenagem aos colegas desembargadores "esconde um significado imenso", pois "temos aqui décadas de estudo e dedicação daqueles que se candidataram a ocupar cargos de administração".

O presidente destacou a importância do trabalho de todos os magistrados e servidores, lamentou as dificuldades atuais na reposição do pessoal que se aposenta (só neste ano já foram mais de 100 aposentados entre juízes e servidores). Mesmo assim, os números atingidos pelo TRT-15 apontam, no último relatório do Justiça em Números, balanço feito pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para um trabalho bem-sucedido da 15ª Região, no qual nosso tribunal foi o único regional trabalhista a obter 100% de eficiência nos dois graus de jurisdição (no Índice de Produtividade Comparada da Justiça (IPC-Jus), além de ser o líder, em 2016, no Índice de Atendimento à Demanda (IAD), com 113,6%. Na prática, isso significa que a 15ª Região resolveu 13,6% mais processos do que o total recebido. Para o presidente Fernando Borges, isso é um "reflexo de um trabalho sério e da fraternidade que existe neste tribunal, onde todos procuram se unir pelos mesmos ideais".

*Notícia publicada originalmente no site do TRT-15 - Por Ademar Lopes Junior




Publicado: 11/09/2017



MAPA DO SITE

AMATRA XV Transparência Informações Serviços Publicações
• Sobre
Diretoria Atual
Comissões
   Extraestatutárias

Galeria de Presidentes
• Magistrados
Estatuto
ESMAT 15 –
   Escola Associativa

• TJC –Trabalho, Justiça
   e Cidadania
Radar da Cidadania

• Atas
    •
    •
    •
    •





Calendário Institucional

Eventos

Notícias
• Associados
    •
    •
    •
• Arquivos de Decisões
    •
    •

Links Jurídicos
• Listas de Discussões
    •
    •


Webmail
Artigos Científicos
Jornal

Obras de Associados
Revista
TV AMATRA XV


Copyright © 1998~2018 • AMATRA 15 - Todos os direitos reservados
Rua Riachuelo, 473 conjs. 21 e 22 (Bosque) - CEP: 13015-320 - Campinas (SP) - Brasil
Fone: (19) 3251-9036 - E-mail: falecom@amatra15.org.br

Desenvolvido por