Torne-se um VOLUNTÁRIO no TJC

Participe da equipe que já atua nesse projeto

A AMATRA XV acredita que o Programa “Trabalho, Justiça e Cidadania – TJC” propicia ganhos para todos os envolvidos.

O TJC tem como destinatários alunos e professores. Indiretamente, os respectivos familiares. Ao receberem noções de direito e sobre o funcionamento do Poder Judiciário, essas pessoas se tornam mais aptas ao exercício da cidadania.

Essas noções são transmitidas por voluntários, geralmente Magistrados. Invariavelmente, os relatos deles são de profunda satisfação pessoal, por poderem ajudar os destinatários do TJC e pelas interações que esse tipo de ação propicia: reconhecimento, gratidão, afeto etc.

Por isso, a AMATRA XV convida você, Magistrado, para contribuir com seus dons e habilidades, oferecendo uma pequena parcela de tempo, de acordo com sua disponibilidade, para trabalhar como voluntário no TJC.

Um grande Projeto Social

O TJC foi criado em 2.004 pela Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho – ANAMATRA. É executado regionalmente pelas AMATRA´s. A AMATRA XV integra esse projeto desde 2.007.

Ao longo desses 12 anos, a AMATRA XV beneficiou mais de 20 mil pessoas. “Cremos que, para o Magistrado, é uma oportunidade de se aproximar da sociedade e de poder se envolver com as questões da comunidade local”, comenta a Juíza Lady Ane de Paula Santos Della Rocca, Diretora de Direitos Humanos e Cidadania da AMATRA XV, gestora regional do TJC.

O TJC é composto de 3 etapas:

a) capacitação: momento em que são ministradas palestras aos Professores, para que possam iniciar as atividades com os alunos;

b) desenvolvimento: quando são realizadas as atividades na escola; nessa etapa, também há palestras aos alunos, momento de maior envolvimento do voluntário com os destinatários do Programa;

c) culminância: uma grande conclusão desse ciclo; os alunos fazem exposições dos trabalhos realizados na segunda etapa e, em alguns casos, apresentações (quando há concursos culturais).

Você pode atuar na primeira e na segunda do TJC. As palestras são sobre noções básicas de direitos fundamentais, direito do trabalho, direito da criança e do adolescente, direito do consumidor, direito penal, ética e cidadania, observando o roteiro estabelecido pela AMATRA XV. O conteúdo é adaptado regularmente, observando orientações da ANAMATRA e as necessidades de cada parceiro.

Até o final deste ano, cerca de 1.200 alunos da rede municipal de ensino e de turmas da Educação de Jovens e Adultos – EJA devem participar das atividades desenvolvidas em Aparecida, Indaiatuba, Sorocaba e Campinas.

Venha trabalhar conosco em favor da conscientização dos direitos e deveres básicos do cidadão, da integração do Judiciário com a sociedade e da promoção do desempenho qualificado da cidadania.

Contamos com você!

Saiba mais sobre o TJC

Assista o vídeo institucional da AMATRA XV sobre o TJC:





Publicado: 10/10/2019



MAPA DO SITE

AMATRA XV Transparência Informações Serviços Publicações
• Sobre
Diretoria Atual
Comissões
   Extraestatutárias

Galeria de Presidentes
• Magistrados
Estatuto
ESMAT 15 –
   Escola Associativa

• TJC –Trabalho, Justiça
   e Cidadania
Radar da Cidadania




Calendário Institucional

Eventos

Notícias
• Associados
    •
    •
    •
• Listas de Discussões
    •
    •


Webmail
Artigos Científicos
Jornal

Obras de Associados
Revista
TV AMATRA XV


Copyright © 1998~2022 • AMATRA 15 - Todos os direitos reservados
Rua Riachuelo, 473 conjs. 21 e 22 (Bosque) - CEP: 13015-320 - Campinas (SP) - Brasil
Fone: (19) 3251-9036 - E-mail: falecom@amatra15.org.br

Desenvolvido por