Desembargadora Eliana Felippe Toledo assume a Diretoria de Aposentados

Primeira mulher a presidir o TRT/15.ª Região, a nova Diretora é admirada pelos colegas e fonte de inspiração para o seu filho



Na última quarta-feira, 27/11, a Desembargadora Aposentada Eliana Felippe Toledo tomou posse como Diretora de Aposentados da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15.ª Região  – AMATRA XV.

A Desembargadora foi recebida pelo Presidente da AMATRA XV, Juiz Cesar Reinaldo Offa Basile, e pelo Diretor de Comunicação Social e Informática da Associação, Juiz Mauricio Bearzotti de Souza.



Primeira mulher Presidente do TRT/15.ª Região

“O fato marcante em minha carreira foi a minha eleição para Presidência do TRT/15.ª Região. Fui a primeira mulher a assumir este cargo, o que aumentou muito a minha responsabilidade”, comentou a Desembargadora.O fato ocorre entre os anos 2.002 e 2.004.





Passagens reconhecidas na AMATRA XV

Eliana Felippe Toledo também conta com memorável histórico na AMATRA XV, tendo atuado como Tesoureira em várias gestões. Em 2.015, recebeu honrosa e merecida homenagem: a (atual) Sede Social da AMATRA XV recebeu o seu nome.

A última vez que Eliana Felippe Toledo atuou como Tesoureira da AMATRA XV foi em 2.001. É assaz muito significativo à atual Diretoria da Associação poder contar novamente com a Desembargadora Aposentada.

“Ao assumir o cargo de Diretora de Aposentados as expectativas são muitas, mas sei que a situação atual do país tornará árduo nosso trabalho para alcançá-las. Gostaria muito de valorizar não só a Justiça do Trabalho, mas principalmente os Aposentados que foram o seu alicerce e a tornaram esta potência que é hoje”, explanou Eliana Felippe Toledo.

Assumindo a Pasta, a empossada Diretora de Aposentados relatou, ainda, que a AMATRA XV tem importância vital na defesa da Magistratura Trabalhista até mesmo em âmbito nacional, não só pela sua grandeza da Associação, mas também pela magnificência dos Juízes da 15.ª Região.



Inspirando outra prestigiosa carreira na Magistratura

O Desembargador Manoel Carlos Toledo Filho, que atua na Magistratura Trabalhista há quase 30 anos, é filho de Eliana Felippe Toledo. Dentre outros feitos, ele trabalhou como Juiz Auxiliar da Corregedoria Regional (2.008/2.010), sendo nomeado para o cargo de Desembargador na sequência. Em 2.013, na sede do TST, recebeu a comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, conferida às pessoas e instituições destacadas em suas profissões ou pelo exemplo à sociedade. Também compôs a Diretoria da AMATRA XV  (Biênio 1.997/1.999), como Suplente do Conselho Fiscal (2.007/2.009) como integrante da Comissão Disciplinar e de Prerrogativas, e no biênio 2.013/2.015, como Diretor Cultural.

“Ter alguém com a experiência e o equilíbrio dela, participando das deliberações e estratégias associativas seria um privilégio para qualquer entidade, especialmente para uma tão importante para a nossa rotina e bem estar profissional. Não tenho dúvida alguma que, nesse mister, ela fará exatamente o que tem feito desde sempre em sua vida pessoal e profissional: ponderar com justiça e isenção todos os pontos e fatores integrantes de cada questão ou problema que se apresente, em ordem a buscar solucioná-los da maneira mais saudável e eficiente possível”, comentou o Desembargador.

Ao ser questionado se a mãe foi uma inspiração para que ele ingressasse na Magistratura, o Desembargador declarou: “A minha mãe, para mim, foi e é bem mais do que isso. É uma inspiração, um exemplo, de caráter, de postura ética, de dedicação, de seriedade e de sensibilidade. O ingresso na Magistratura, nesse quadro, é somente em um detalhe e, talvez, aliás, nem sequer o mais importante”.

Ainda sobre a trajetória da Desembargadora Aposentada, Manoel Carlos Toledo Filho disse que possivelmente a passagem que mais lhe marcou foi a aprovação dela em concurso para Magistratura Trabalhista, isso em meado da década de 70. “Me recordo bem de meu pai chamando a mim e ao meu irmão, e dizendo (ou comandando) para darmos os parabéns à ela. Naquela época, ainda bem mais do que hoje, era uma conquista muito significativa, para uma mulher e uma mãe de dois meninos em idade escolar, superar um desafio daquela magnitude”, rememora.

Manoel Carlos Toledo Filho considera que a AMATRA XV representa um canal de comunicação e atuação diferenciado, que, se bem utilizado, pode levar para a sociedade uma visão completa da missão, dos desafios, da importância e da seriedade e compromisso institucional e social dos Magistrados Trabalhistas. Acredita que hoje, mais do que nunca, esse desafio é superlativo, pois a sociedade deve ter consciência de que, fundamentalmente, a Justiça do Trabalho sempre foi, é, e seguirá sendo, um conjunto de patriotas empenhados em servir à causa do Direito, tal qual consagrado pela nossa Constituição. Nem mais, nem menos.





Trajetória

A Desembargadora Eliana Felippe Toledo é Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Em 1.962, ingressou na Justiça do Trabalho como Servidora da (então) Junta de Conciliação e Julgamento (JCJ) de Campinas. Aprovada em concurso público, foi nomeada em 1.975 como Juíza do Trabalho Substituta do TRT/2.ª Região, que contava com jurisdição em todo o Estado de São Paulo.

Em 1.979, foi promovida a Juíza Presidente da JCJ de São José do Rio Preto, retornando a Campinas em 1.980 para assumir, sucessivamente, a Presidência das 2.ª, 3.ª e 4.ª JCJ´s da cidade. Em 1.993, foi promovida, por merecimento, a Desembargadora do TRT/15.ª Região, do qual foi presidente da 5.ª Turma, Vice-Corregedora Regional (2.000/2.002) e Presidente (2.002/2.004), aposentando-se em dezembro de 2.005.

Seja bem-vinda, Eliana Felippe Toledo!



Posse Diretora de Aposentados - Desembargadora Eliana Felippe Toledo




Publicado: 30/11/2019



MAPA DO SITE

AMATRA XV Transparência Informações Serviços Publicações
• Sobre
Diretoria Atual
Comissões
   Extraestatutárias

Galeria de Presidentes
• Magistrados
Estatuto
ESMAT 15 –
   Escola Associativa

• TJC –Trabalho, Justiça
   e Cidadania
Radar da Cidadania

• Atas
    •
    •
    •
    •





Calendário Institucional

Eventos

Notícias
• Associados
    •
    •
    •
• Arquivos de Decisões
    •
    •

Links Jurídicos
• Listas de Discussões
    •
    •


Webmail
Artigos Científicos
Jornal

Obras de Associados
Revista
TV AMATRA XV


Copyright © 1998~2019 • AMATRA 15 - Todos os direitos reservados
Rua Riachuelo, 473 conjs. 21 e 22 (Bosque) - CEP: 13015-320 - Campinas (SP) - Brasil
Fone: (19) 3251-9036 - E-mail: falecom@amatra15.org.br

Desenvolvido por