Projeto realizado no âmbito do TJC AMATRA XV vence categoria do Prêmio ANAMATRA de Direitos Humanos

Intitulado “Asa Branca – Uma homenagem ao Gonzaguinha”, trabalho foi realizado por Docentes da EM Professora Maria Ignez Figueiredo Deluno, de Sorocaba/SP

No dia 13/10 a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho – ANAMATRA divulgou a relação de finalistas do “Prêmio ANAMATRA de Direitos Humanos” de 2.020. Nesta edição, o vencedor da categoria “Programa Trabalho, Justiça e Cidadania – TJC” foi o projeto “Asa Branca – Uma homenagem ao Gonzaguinha”, realizado por grupo de professoras responsáveis pela Educação de Jovens e Adultos – EJA da Escola Municipal “Professora Maria Ignez Figueiredo Deluno”, do Município de Sorocaba/SP.

O trabalho foi desenvolvido no âmbito do TJC da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15.ª Região – AMATRA XV, coordenado pela Diretoria de Direitos Humanos e Cidadania da AMATRA XV.

O “Prêmio ANAMATRA de Direitos Humanos” homenageia pessoas naturais e jurídicas que desenvolvem ações, em território nacional, que visam: a proteção dos direitos humanos no mundo do trabalho; o exercício dos direitos sociais; o combate à discriminação de qualquer natureza no mercado de trabalho; a inclusão de portadores de necessidades especiais; o combate ao trabalho infantil, degradante e análogo ao escravo; a defesa do meio ambiente do trabalho e promoção do trabalho decente.

Os trabalhos poderiam ser inscritos em três categorias:

- “Cidadã”;

- “Imprensa”, com as subcategorias “Mídia Impressa (jornal e revista) ou Eletrônica (internet)”, “Televisão”, “Rádio” e “Fotografia Impressa (jornal e revista) ou Eletrônica (internet)”;

- “Programa Trabalho, Justiça e Cidadania”.

Nas duas primeiras categorias, as inscrições foram feitas diretamente no site da ANAMATRA. Na categoria “Programa Trabalho, Justiça e Cidadania”, puderam se participar “alunos, professores e/ou escolas que promovam ações cidadãs e práticas de disseminação dos ideais de justiça social, por meio da aplicação do Programa 'Trabalho, Justiça e Cidadania' da ANAMATRA, observada a temática indicada no regulamento”, mediante prévia seleção e inscrição (de até dois trabalhos) pela respectiva AMATRA.

Conforme edital, os trabalhos inscritos deveriam ter sido executados no período de 1.º de junho de 2.018 a 30 de junho de 2.020.

O projeto “Asa Branca – Uma homenagem ao Gonzaguinha”, de autoria das Professoras Ana Cláudia Garcia Carvalho Piatti, Francisca Aparecida de Ataíde Fantin, Márcia Regina Dias da Silva e Taís Cristina Klarosk, foi desenvolvido a partir da percepção que a maioria dos alunos atendidos na EJA teve experiência com o trabalho infantil. Com base em planejamento interdisciplinar, a equipe desenvolveu uma abordagem pedagógica que relacionava:

- a reflexão sobre a conjuntura do trabalho infantil e as suas implicações ao longo da vida;

- a evocação da história de vida e o estudo das raízes culturais de cada participante do projeto.



Os Discentes utilizaram conhecimentos de Ciências Humanas, de Ciências da Natureza, de Língua Portuguesa e de Arte ao longo da execução das atividades do projeto. “Pedimos aos Alunos que colocassem para fora, através de relatos, experiências e expressão artística, tudo o que eles sentiam”, informa a professora Ana Claudia Garcia Carvalho Piatti. “Coletamos esses relatos e fizemos a junção com a música, com a canção, com a letra, e ensaiamos para fazermos apresentações”, complementa a Professora Márcia Regina Dias da Silva.

A Diretora de Direitos Humanos e Cidadania e Coordenadora do Programa TJC da AMATRA XV, Juíza Lady Ane de Paula Santos Della Rocca, parabenizou todos os envolvidos nessas atividades e ressaltou as características do projeto vencedor: “o trabalho teve várias abordagens pedagógicas e contou, ainda, com apresentação musical e manifestações artísticas”. “É esse o espírito que queremos para o Programa TJC, um trabalho que conta com a ajuda de vários voluntários, que busca promover cidadania e também trazer noções básicas de direito a todos os envolvidos”, concluiu.

Saiba mais sobre o Programa TJC da 15.ª Região, clique aqui.

Participe como voluntário do TJC AMATRA XV, clique aqui.

Siga e apoie o TJC AMATRA XV em suas redes sociais:

- Facebook:

www.facebook.com/tjc.amatraxv

- Instagram:

www.instagram.com/tjc.amatraxv

- YouTube:

www.youtube.com/channel/UC0FJ3swnpW7oU1uY02Q35dA



Confira mais fotos na galeria abaixo:

Projeto Asa Branca – Uma homenagem ao Gonzaguinha” - TJC AMATRA XV




Publicado: 16/10/2020



MAPA DO SITE

AMATRA XV Transparência Informações Serviços Publicações
• Sobre
Diretoria Atual
Comissões
   Extraestatutárias

Galeria de Presidentes
• Magistrados
Estatuto
ESMAT 15 –
   Escola Associativa

• TJC –Trabalho, Justiça
   e Cidadania
Radar da Cidadania

• Atas
    •
    •
    •
    •





Calendário Institucional

Eventos

Notícias
• Associados
    •
    •
    •
• Arquivos de Decisões
    •
    •

Links Jurídicos
• Listas de Discussões
    •
    •


Webmail
Artigos Científicos
Jornal

Obras de Associados
Revista
TV AMATRA XV


Copyright © 1998~2020 • AMATRA 15 - Todos os direitos reservados
Rua Riachuelo, 473 conjs. 21 e 22 (Bosque) - CEP: 13015-320 - Campinas (SP) - Brasil
Fone: (19) 3251-9036 - E-mail: falecom@amatra15.org.br

Desenvolvido por