Nota de pesar pelo falecimento do associado Desembargador do Trabalho Aposentado Pedro Benjamin Vieira



A AMATRA XV manifesta profundo pesar pelo falecimento do maior idealizador da criação do TRT da 15ª Região, o associado, Desembargador Aposentado Pedro Benjamin Vieira, ocorrido hoje, 7/1/2022.

Natural de São Miguel das Matas (Bahia), antes da magistratura, Pedro Benjamin Vieira atuou como Advogado, Professor de Português/Inglês em diversas instituições de ensino, foi Diretor-Geral do Departamento de Assuntos Judiciários do Ministério da Justiça e Consultor Jurídico.

Em 1979, tomou posse como Juiz Togado do TRT-2 pelo 5º Constitucional, atuando como Vice-Corregedor (1981/1982), Vice-Presidente (1982/1984) e Presidente (1984/1986) do Tribunal com jurisdição sobre todo o Estado de São Paulo. Em 1985, durante sua gestão, encaminhou o anteprojeto de lei dispondo sobre a criação de um segundo Tribunal no Estado, com sede em Campinas, medida que viria a ser concretizada em dezembro de 1986.

Exerceu a função de Presidente instalador do TRT-15 até a posse do 1º Presidente eleito da nova Corte, Francisco Garcia Monreal Júnior, em dezembro de 1986, na qual participou na condição de Vice-Presidente. Em 1988, retornou à Presidência do Tribunal, permanecendo no cargo até dezembro de 1990. Aposentou-se em março de 2001.

Com exitosa e reconhecida carreira na magistratura, Pedro Benjamin Vieira recebeu vários títulos honoríficos, entre os quais o de Grande Oficial da Ordem do Mérito do Trabalho, conferido pela Presidência da República, a Medalha de Mérito da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e a comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, do Tribunal Superior do Trabalho - TST, no grau de Grande Oficial. Em 1987, ingressou como Membro Efetivo na Academia Brasileira de Direito do Trabalho, passando a ocupar a Cadeira nº 46.

Ele era casado com Dilene Messias Vieira com quem teve cinco filhos: Ana Lúcia, Carolina, Pedro Augusto, Fábio e Nei Messias Vieira

A AMATRA XV presta aqui a sua singela homenagem, algo pequeno se comparado aos inestimáveis serviços prestados à sociedade brasileira.

Por fim, informa que, através do e-mail condolencias@amatra15.org.br os familiares receberão as mensagens de condolências.

JUIZ SÉRGIO POLASTRO RIBEIRO

Presidente da AMATRA XV




Publicado: 07/01/2022



MAPA DO SITE

AMATRA XV Transparência Informações Serviços Publicações
• Sobre
Diretoria Atual
Comissões
   Extraestatutárias

Galeria de Presidentes
• Magistrados
Estatuto
ESMAT 15 –
   Escola Associativa

• TJC –Trabalho, Justiça
   e Cidadania
Radar da Cidadania




Calendário Institucional

Eventos

Notícias
• Associados
    •
    •
    •
• Listas de Discussões
    •
    •


Webmail
Artigos Científicos
Jornal

Obras de Associados
Revista
TV AMATRA XV


Copyright © 1998~2022 • AMATRA 15 - Todos os direitos reservados
Rua Riachuelo, 473 conjs. 21 e 22 (Bosque) - CEP: 13015-320 - Campinas (SP) - Brasil
Fone: (19) 3251-9036 - E-mail: falecom@amatra15.org.br

Desenvolvido por