Desembargadora Tereza Aparecida Asta Gemignani destaca importância da comunicação no acesso à informação

A Diretora da AMATRA XV e representante da ENAMAT no Observatório Excelências Femininas foi uma das palestrantes no Seminário dos 80 anos da JT

No dia 13/5, a associada da AMATRA XV, Desembargadora do TRT-15 Tereza Aparecida Asta Gemignani, ministrou palestra no Tribunal Superior do Trabalho - TST, durante o Seminário Internacional “80 Anos da Justiça do Trabalho”. Ela discorreu sobre “A importância dos TRTs e a unificação da logomarca e demais símbolos compartilhados pela Justiça do Trabalho”.

A magistrada é Diretora Cultural e de Cidadania da AMATRA XV, Coordenadora Pedagógica da ESMAT 15 e representante da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho - ENAMAT no Observatório Excelências Femininas.

Em sua participação, Tereza Aparecida Asta Gemignani fez breve reflexão a respeito da importância de celebrar o aniversário de 80 anos da Justiça do Trabalho no Brasil, pontuando fatos históricos relevantes que antecederam sua instalação e os desafios atuais enfrentados com o advento das novas tecnologias, como o metaverso, os bitcoins e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD. “Neste ambiente de crescente complexidade saberemos oferecer as respostas adequadas à solução  dos novos conflitos, como bem  demonstram  a unificação da logomarca e a padronização dos demais símbolos compartilhados pelos portais do TST e de todos os TRTs, que expressam a unidade da atuação da Justiça do Trabalho em todo o território nacional, tendo como norte o fortalecimento da cidadania pela ampliação da acessibilidade e da inclusão social, inclusive digital, de modo que 80 anos depois a JT honra suas origens e fortalece sua identidade institucional”, disse.



Segundo ela, a unificação da logomarca e dos símbolos teve por objetivo garantir uma comunicação eficiente entre o Poder Judiciário trabalhista e os cidadãos. “Atento à importância da comunicação com a sociedade, comprometido com a prestação do serviço de qualidade, marcado pela transparência ao acesso à informação, o Conselho Superior da Justiça do Trabalho - CSJT identificou a necessidade de criar uma padronização visual dos serviços e dos conteúdos dos sites, aumentando a acessibilidade do cidadão”. De acordo com a Desembargadora, para a elaboração da logomarca, foram considerados, como valores, o equilíbrio, a modernidade, o dinamismo, a sobriedade, a estabilidade, a transparência e a confiabilidade.

Homenagem

O TST conferiu à Desembargadora Tereza Asta a Medalha Comemorativa dos 80 anos da Justiça do Trabalho como parte das ações do marco histórico, em reconhecimento à relevante contribuição à Justiça do Trabalho. “Com 33 anos dedicados à magistratura trabalhista, para mim foi uma honra participar de um evento tão importante, tendo a oportunidade de discorrer sobre a inclusão social e jurídica, que tem marcado a atuação da Justiça do Trabalho desde sua instalação”.



O evento reuniu personalidades do mundo jurídico nacional e internacional que abordaram e debateram as conquistas e os avanços da Justiça do Trabalho no Brasil.

Para assistir a palestra na íntegra, clique aqui

Com informações do TST




Publicado: 20/05/2022



MAPA DO SITE

AMATRA XV Transparência Informações Serviços Publicações
• Sobre
Diretoria Atual
Comissões
   Extraestatutárias

Galeria de Presidentes
• Magistrados
Estatuto
ESMAT 15 –
   Escola Associativa

• TJC –Trabalho, Justiça
   e Cidadania
Radar da Cidadania




Calendário Institucional

Eventos

Notícias
• Associados
    •
    •
    •
• Listas de Discussões
    •
    •


Webmail
Artigos Científicos
Jornal

Obras de Associados
Revista
TV AMATRA XV


Copyright © 1998~2022 • AMATRA 15 - Todos os direitos reservados
Rua Riachuelo, 473 conjs. 21 e 22 (Bosque) - CEP: 13015-320 - Campinas (SP) - Brasil
Fone: (19) 3251-9036 - E-mail: falecom@amatra15.org.br

Desenvolvido por